II Colóquio Catarinense de Genealogia

Auditório Pe. Eduardo Michelis, da Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus,
Rua Hermann Blumenau, 122 – Centro – Florianópolis – SC.

Promovido pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC, em parceria com a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, sob a coordenação do Professor Doutor Sergio Luiz Ferreira, da Universidade Federal de SC, o II Colóquio visa proporcionar uma oportunidade de integração e interação entre os estudiosos e pesquisadores de genealogia e da história das famílias catarinenses. Debater questões relacionadas aos estudos de Genealogia Catarinense, Arquivos e Fontes nas Pesquisas Genealógicas, e o povoamento de nosso Estado.
A Programação do Congresso incluirá, dentre outras atividades, a realização de Palestras e Mesas Redondas com a participação de Professores, Pesquisadores de Genealogia, Historiadores e estudantes da área. Nestas Palestras serão abordadas e discutidas as origens das populações que formaram o nosso estado e como foi realizado o seu povoamento. Dentre os grupos de povoadores exemplificamos: Nativos Brasílicos, Portugueses Continentais, Açorianos, Madeirenses, e mais os povos que vieram para completar esse povoamento tais como: Africanos, Alemães, Italianos, Austríacos, Belgas, Franceses, Holandeses, Poloneses, Gregos, Israelitas, Lituanos, Ucranianos, Árabes, Libaneses, Sírios, Coreanos, Japoneses, Chineses, e muitos outros.
Eixos Temáticos: Povoamento de Santa Catarina – Genealogia e História.

São objetivos buscados pela organização do evento:

Divulgar a Genealogia Catarinense, o Instituto de Genealogia de Santa Catarina e os trabalhos dos pesquisadores em Genealogia e das áreas afins;
Estimular a integração entre os participantes do evento: Pesquisadores, profissionais de áreas afins, autoridades e demais interessados da comunidade em geral;
Apresentar aos visitantes de outras localidades aspectos culturais e turísticos de Florianópolis, SC, cidade sede do evento.

email: contato@ingesc.org.br