Artigos

Discurso do Presidente do INGESC, no lançamento do Boletim Noticias Genealógicas de Santa Catarina, no Auditório Pe. Eduardo Michelis – Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus, em 30 de julho de 2022.

Excelentíssimos Senhores e Senhoras, associados,… Caros amigos, Estamos aqui reunidos para celebrar os 16 anos de fundação do INGESC, que aconteceu no último dia 13 de julho de 2022, depois de longo período sem reuniões, não é só a comemoração da fundação que estamos festejando, e sim a celebração da vida, pois sobrevivemos a esse período sombrio que se abateu sobre o mundo, e que não terminou ainda, pois vão aparecendo novas pandemias.

O que fazemos junto ao INGESC, reunimos pessoas num ambiente saudável e familiar para nos ajudarmos nesse árduo caminho de busca de nossas raízes.

Hoje 16 anos depois do nosso primeiro encontro, se perguntarem o que fizemos com o apoio de todos os associados e amigos que se engajaram nesta luta. Já temos algumas batalhas ganhas: 02 congressos, 04 colóquios, uns 140 Genopapos, a participação em dezenas de eventos culturais onde distribuímos mais de 4 mil panfletos, 3 mil revistas, e centenas de e-mails, temos nossa página desde 2008, com mais de 2 milhões de acessos, temos o grupo do GENOPAPO e do INGESC no Facebook, mas agora a nossa luta é concretizar a instalação da nossa sede e da Biblioteca Elisiário de Camargo Branco, o que esperamos fazer esse ano, nossas contribuições estão indo para um fundo para podermos pagar nosso espaço, pois com o apoio publico esta difícil.

Temos que agradecer a Casa dos Açores de Santa Catarina, e seus presidentes Carin Machado, Jone Araújo e ao atual presidente o professor Sérgio Luis Ferreira que muito tem nos ajudado nessa caminhada e é onde realizamos nossas Genopapos e que nos possibilitou sermos conhecidos em Portugal, nos Açores, no Canadá e nos Estados Unidos, locais que também receberam nossos antepassados Açorianos e Portugueses. Que no ano de 2023 comemoraremos 275 anos da imigração açoriana para Santa Catarina.

Hoje temos uma história, a recordação de um tempo de luta e de defesa dos interesses dos associados, da preservação da história familiar em nosso Estado; temos já alguns associados que partiram antes de nós:

# O Capitão Elpídio Novaes falecido em 2007, pai de outro associado Elpídio Novaes Filho também falecido em 17/01/2020, aos 57 anos, que é o autor do nosso Brasão e da nossa bandeira.

E outros associados falecidos que tivemos entre nós:

# Niels Deeke de Blumenau – falecido em 16/11/2013, aos 76 anos.

# Desembargador Norberto Ulyssea Ungaretti – falecido em 09/01/2014, aos 81 anos.

# O Professor Telmo José Tomio – falecido em 28/07/2019, aos 46 anos.

# A Professora Sinira Damaso Ribas – falecida em 15/04/2021, aos 77 anos.

Já cadastramos 107 associados, temos hoje 80 ativos. São eles que vêm dando continuidade aos ideais dos 42 fundadores de 2006.

Ao ex-presidente Marcos Pinheiro e às diretorias que, durante esses 16 anos, deram consistência ao nosso INGESC. Registro também o profundo reconhecimento a diretoria atual que tenho a honra de presidir até 25/03/2024.

Para este ano já temos 4 GENOPAPOS marcados para os sábados, das 15 às 18 hs.

  • 27 de agosto de 2022
  • 17 de setembro de 2022
  • 29 de outubro de 2022
  • 19 de novembro de 2022,

e no final do ano nosso encontro de encerramento. Já estamos nos organizando para o V Colóquio de Genealogia de Santa Catarina no final do ano de 2023.

Finalmente, quero renovar, diante de todos os presentes:

O nosso compromisso de continuar mantendo o INGESC como interlocutor privilegiado e protagonista em assuntos relacionados à Genealogia, História, Cultura e como agente responsável nos processos de aperfeiçoamento das pesquisas, publicações e guarda dessas informações.

Já distribuímos nossa revista que já estava pronta desde dezembro de 2019 e que não tivemos oportunidade de fazer o lançamento e a distribuição. Vamos prestigiar o lançamento do livro novo da associada Maria Helena Meira Luz enquanto tomamos um café. Uma salva de palmas para o associado Jairo de Souza que fará aniversario dia 03 de agosto, como também a Irmã Lucenira que faz no mesmo dia e que sempre esta por perto pra ver se esta tudo bem. A todos, muito Obrigado.

Fernando César Gomes Machado

Presidente do INGESC

Um comentário em “Discurso do Presidente do INGESC, no lançamento do Boletim Noticias Genealógicas de Santa Catarina, no Auditório Pe. Eduardo Michelis – Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus, em 30 de julho de 2022.

  1. Olá. Tido bem. Sou apaixonada por história e oque ela traz consigo. Formo graduação em história em novembro deste ano. Pretendo especialização em genealogia, fiz buscas e percebi que aqui no Brasil não se tem muito êxito nesta área. Portanto minha família e eu estamos nos preparando para irmos morar daqui 1 ano em Portugal…. Pois em Coimbra possui esta graduação. Fazendo outras buscas encontrei este link onde chamou minha atenção. Gostaria saber mais informações, se possui curso, aulas, palestras … Algo neste sentido. Pois pra mim a genealogia vai além de um sobrenome, e sim é algo que vc carrega dentro de si, tua essência, teu amor pelos teus costumes…. Acredito que teus dons como cantar, tocar instrumentos… Está tudo ligado de geração a geração. Sou uma apaixonada por tudo isso ainda mais sendo de origem Italiana.
    Gostaria muito de saber algo sobre isso, ou participar de palestras cursos ou formação…. Agradeço muito desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.